Um dos mais modernos aparelhos é o SYNCHRO, um laser de Nd:Yag de fabricação italiana, que tornou possível o controle do comprimento de onda da radiação para assim atingir os vasos comprometidos sem danificar a pele. Isso possibilitou o uso do laser com sucesso nas veias das pernas.
A nova tecnologia ampliou a indicação do LASER para varizes, tornando-o uma opção ao tratamento convencional. Trata-se também de uma opção menos assustadora aos pacientes que não toleram agulhas, apesar de não ser um processo totalmente indolor. Hoje casos tratados com injeções (escleroterapia) podem ser resolvidos com LASER.
A vantagem é que, ao contrário das injeções, que exigem aplicações semanais, as sessões de LASER são feitas uma vez por mês. O número de sessões depende da quantidade de veias por região. Em média de 3 a 4 sessões .
Para os vasos da face (nariz, queixo, etc.) normalmente com duas sessões resolve-se o problema.
Antes do tratamento recomenda-se realizar depilação com cera (dois dias antes da aplicação). Diminuindo o tempo de espera no consultório. O creme anestésico tem a função de diminuir a sensação de ardor provocada pelo tratamento. Não é indicado para veias de maior calibre; bem como não deve ser feito em peles bronzeadas. Atualmente, os aparelhos não só tratam as varizes das pernas, mas também os vasinhos vermelhos da face e nariz (comum em pessoas de pele clara ou após cirurgia plástica de nariz).
Além de lesões vasculares nas pernas e na face, os aparelhos possibilitam a eliminação de manchas senis nas mãos e no rosto e atuam no rejuvenescimento facial ao estimularem a produção de colágeno.